A Região do Vale das Águas nos caminhos do Vale Europeu em Santa Catarina é o resultado da união dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó que com organização reserva para o praticante de caminhadas ou mochileiros 200 km de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa. A magia, a energia estará como acompanhante fiel em todo o percurso. Observe as paisagens bucólicas e os espetáculos que a natureza oferece através dos cenários encontrados por todo o percurso do circuito.

 

São percursos que você irá desfrutar do contato com o povo hospitaleiro e o dia a dia do homem com a lida nos campos. Cada dia será uma nova aventura, pois a gastronomia, a arquitetura, as festas, os atrativos naturais como corredeiras, cachoeiras, montes, montanhas, rios e riachos, enfim a flora e a fauna irão te acompanhar pelos mais diversos cantos e recantos do Circuito de Mochileiros do Vale das Águas nos caminhos do Vale Europeu. Sem sombra de dúvidas é assim que perceberás as localidades: verdadeiras obras de arte em que a natureza pródiga levará você a sentir-se bem próximo de paisagens européias.

 

1º dia

O primeiro dia de caminhada dá uma boa referência de como será todo o circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldades. A saída do circuito é na cidade de Indaial que irá lhe conduzir por estradas de calçamento, passando pelo comércio da cidade, pontos turísticos, muitos bares, lanchonetes e até por algumas verdureiras.

Ao atravessar a BR 470 você já estará caminhando em estradinha de terra por um longo percurso.Esta localidade pela qual está passando é o bairro Arapongas, de típica colonização alemã. As casas apresentam o estilo arquitetônico enxaimel, com jardins floridos, onde as paisagens bucólicas lembram as cidades do interior europeu. Este trajeto têm elevações e caminhos sinuosos.

Chegando a Timbó encontrará, novamente, muitos bares e lanchonetes.À noite é interessante conhecer o centro da cidade e, quem sabe, tomar uma bebida e jantar em um dos restaurantes da cidade.

 

2º dia

Hoje o dia promete muita aventura, pois a dificuldade é maior que no dia anterior. Nesse 2º dia, com saída de Timbó, você passará por diversos bares e lanchonetes, pontos turísticos e muitas lojas com produtos bem variados.

Logo, o circuito estará na área rural onde a lida do homem do campo, a agricultura de subsistência e as paisagens rurais bucólicas com diversas casas centenárias em estilo enxaimel e jardins bem cuidados, será a tônica do dia até o término do percurso.

Após os 25 km que fazem parte do circuito de hoje, cruzando a montanha em direção ao Morro Azul com subidas e descidas íngremes você chegará ao Centro de Pomerode, a cidade mais Alemã do Brasil. Bom descanso.

 

 

3º dia

Hoje o caminho será bem diferente, ora com paralelepípedo, ora com asfalto, é a parte mais urbana de todo o percurso. Bares e lanchonetes, lojas, muitos pontos turísticos, muita gente falando alemão, aliás, o título de cidade mais alemã do Brasil sem dúvida cabe muito bem a essa cidade.

Mesmo sendo o percurso mais urbano, não deixará de apresentar pelo caminho diversos atrativos: igrejas interessantes pela arquitetura, casas centenárias com arquitetura enxaimel preservada e seus jardins floridos e pequenas propriedades rurais; locais com verdadeiras paisagens europeias.

Quando chegar à divisa com a cidade de Rio dos Cedros, poderá perceber claramente o novo sotaque encontrado, aqui a descendência é italiana. À noite, curta andar pelas calçadas e converse com a população. Bom descanso, pois amanhã o caminho será embrenhado em estradas estreitas entre muita natureza.

 

4º dia

Nesse dia você conhecerá e apreciará lindas paisagens bucólicas. No caminho é difícil encontrar bares e lanchonetes, portanto, prepare-se com lanches. Desfrute o dia interagindo com a natureza.

Neste percurso, você encontrará o homem na lida do campo, sendo constante a presença de muitos pássaros, borboletas e outros pequenos animais nas árvores, flores e riachos. O verde será uma companhia frequente durante todo o dia. A estrada de chão, 90% da caminhada, deixará você perplexo com tantas paisagens, fauna e flora.

A Região de São Bernardo e Rio Cunha são, em sua totalidade, de colonização italiana; percebe-se o legado desses imigrantes por toda a parte, seja pelo dialeto italiano ou pelo modo de viver. Quando chegar a Benedito Novo verá o quão pródiga é a natureza.

 

 

5º dia

O ar puro e as belas paisagens do percurso lhe deixará com os ânimos reabastecidos. Em estradas estreitas e de terra, cercadas de muita vegetação de mata nativa e renovável, é possível deparar-se com pequenas pontes, com a agricultura de subsistência, casas muito bem cuidadas e jardins floridos dos moradores do local.

Os ribeirões estão por toda parte, compondo o cenário perfeito para fotografar, além de, ser um ótimo local para um piquenique. Dizer que neste trecho existem pontos turísticos seria covardia pois o trajeto todo acaba tornando-se um ponto turístico único.

 

 

6º dia

Não estranhe! Hoje você voltará um pequeno trecho do percurso de ontem. Ao sair do alojamento, providencie lanche e água pois o caminho deste dia terá poucas opções para alimentação. O sinuoso caminho em estradas secundárias, estreitas e de terra colocará você novamente em contato com frondosas árvores e com a mata nativa. Rios e riachos também serão companhias constantes até o final deste percurso.

Fique atento aos atrativos turísticos e tenha sempre em mãos uma câmera fotográfica para registrar a beleza do percurso. Depois de contemplar tantas paisagens formosas e cenários exuberantes, o fim do dia culmina com a presença de uma linda cachoeira.

A próxima parada é a hospedagem do dia. Bom descanso!

 

 

7º dia

Hoje você também voltará uma parte do caminho para seguir no circuito. Leve lanche e água. O caminho promete um show em mirantes naturais. Prepare-se para observar o que de belo a natureza ainda lhe reserva através da estrada de terra.

As pequenas comunidades que você encontrará no percurso são de descendentes de italianos, pessoas receptivas e que gostam de uma boa conversa. Mirantes naturais deixaram você vislumbrar o vale, suas escarpas, montanhas e vegetação. Na Cidade dos Anjos pare e descanse um pouco, dedique alguns minutos para captar bons fluidos. Quando chegar à hospedagem e, se estiver ainda com vontade de caminhar um pouco, sugerimos que você vá ao centro da cidade de Rodeio para interagir um pouco com as pessoas da cidade ou, ainda, conhecer a Igreja Matriz e seu interior.

 

 

 8º dia

oje, no último dia de caminhada, o trajeto pelo centro de Rodeio é cercado por muitos bares e lanchonetes interessantes para visitar. Quando sair do hotel, a poucos metros irá passar por uma vinícola. Visite, conheça. Rodeio é uma cidade de imigração italiana, portanto, não estranhe o sotaque dos moradores e suas conversas em italiano. Conheça a Igreja Matriz do centro da cidade e seu interior.

Saindo de Rodeio siga em direção à Ascurra, outra cidade de imigração italiana, que também oferecerá muitas opções em bares e lanchonetes, além de algumas verdureiras. O trajeto em direção à cidade de Apiúna é de estrada de chão, com locais muito interessantes, onde o rio será companheiro por um longo percurso. Já em Apiúna, poderá decidir sobre o dia seguinte: ir a Indaial caminhando, ou, ainda, ir de ônibus e retornar depois, caso tenha deixado o seu veículo em Indaial.

 

 

9º dia

Você optou por caminhar nesse dia também? Ótimo! Hoje será o dia em que é importante prestar atenção no trânsito, pois será necessário andar por um bom trecho pelo acostamento do asfalto - 8km.

Ao fim deste caminho, você retornará à estrada de chão para continuar o passeio por pequenos povoados cheios de paisagens, diversas opções de bares, lanchonetes, lugares para compras e atrativos turísticos naturais.

O trajeto do Warnow, bairro de Indaial, é muito interessante, com sua arquitetura arrojada, belos e bem cuidados jardins. Paisagens com cenários bucólicos lhe seguirão até o ponto de saída do circuito.

 

Produtos relacionados

Sobre a loja

A Biketour Vale Europeu é especializada em eventos e passeios ciclísticos no circuito do vale europeu que é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta com a distancia de 300km dividido por parte baixa e parte alta com saída e chegada em Timbó.

Selos
  • Site Seguro

Biketour Vale Europeu - CNPJ: 24.700.170/0001-47 © Todos os direitos reservados. 2018

Plataforma Loja Integrada

Biketour Vale Europeu
CNPJ: 24.700.170/0001-47 © Todos os direitos reservados. 2017

megani
Fale Conosco Fone: +55 47 9965-8388